Um pouco de explicação:
Sistemas de Automação centralizados são aqueles em que o sistema de automação possui todos os dispositivos e recursos concentrados em um único ponto da residência.
Ex: Todos os relés, triacs e sistema de controle estão em um quadro de força em algum lugar da casa, e os condutores que vão para as lampadas, motores, interruptores e outros saem dessa caixa de força para controlar a casa.
Sistemas de Automação distribuídos são aqueles onde o sistema se distribui por toda a casa: os atuadores, sensores e controladores estão distribuídos pela residência e estão, geralmente, interligados por uma rede de comunicação, como Z-Wave, ZigBee, RS485 ou Ethernet.
Ex: vários interruptores inteligentes são distribuídos pela casa e em uma rede Z-Wave: todos se comunicam entre si através de ondas de rádio.
Centralizado
PRÓS:
– Custo relativo dos equipamento mais baixo;
– Fácil manutenção, já que tudo está em um lugar,
– Fácil Implementação;
CONTRAS:
– Requer modificação no sistema elétrico;
– Instalação requer mão de obra para efetuar a reforma (as vezes o custo não compensa a economia com os equipamentos);
– Em caso de falha no sistema de automação, toda a residência sofre;
Distribuído
PRÓS:
– Instalação pode ser feita pelo usuário;
– Pode utilizar o sistema elétrico já existente na casa;
– Sistema mais confiável, em caso de falha de um dos componentes (como é o caso de uma rede wireless tipo mesh, como no ZigBee ou Z-Wave);
CONTRAS:
– Custo maior, pois cada dispositivo deve ter inteligência embutida em forma de um sistema microprocessado;
– Dificuldade de manutenção, já que vários dispositivos precisam ser configurados
VEREDITO:
O sistema de automação centralizado é utilizado, normalmente, em residências de alto padrão, onde o usuário prefere reformar a decoração da residência para implementar um sistema de automação. Os sistemas de automação centralizados são mais profissionais e são adotados por grandes empresas, como a Bticino.
O sistema distribuído tem a vantagem de não necessitar de reformas para ser instalado, mas é utilizado, normalmente, em residências de menor padrão. Nos Estados Unidos e em outros países, estes sistemas estão se difundindo entre usuários de classe média.
No entanto, creio que a automação residencial será a próxima moda entre as classes média a alta nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A tendência é que todos os aspectos das nossas vidas daqui pra frente contem com a presença de tecnologia. Já existem sistemas intrincados nos celulares, nos tablet e etc. É natural as casas e apartamentos sejam, também, afetados pela tecnologia. Creio que sistemas distribuídos terão um papel importantíssimo para a difusão dessa nova moda na sociedade.
Quer aprender como fazer um sistema de Automação Distribuído, com facilidade e sem precisar fazer reformas? Clique nos links abaixo e acesse as páginas dos nossos cursos presencial ou online e faça a sua reserva:
Curso de Automação Residencial – Presencial – Semanal
Curso de Automação Residencial Online completo com Vídeo Aulas + Apostila
Fonte: Laboratório de Garagem
0 responses on "Sistema de Automação Centralizado ou Distribuído, qual o melhor?"