Setup Menus in Admin Panel

As 10 Coisas mais Importantes em um Sistema de Automação Residencial

Domótica, Home Automation, Automação residencial são termos que designam a automatização da casa através do controle centralizado da iluminação, ar condicionado, aquecimento, eletrodomésticos, segurança, portas, portões, controle de consumo de energia, temperatura, sistemas de som e imagem. Os smartphones e tablets trouxeram o impulso que faltava para popularizar e democratizar a automação residencial, onde o conceito “Internet das Coisas” serve a ideia de que será meramente uma questão de tempo até todos os nossos utensílios eletrônicos domésticos estarem ligados em redes e controláveis por qualquer smartphone. O que até aqui era privilégio de uma elite esclarecida tecnologicamente e com recursos financeiros, estará ao alcance de qualquer membro da classe média com interesse pela automação residencial.

Nos últimos tempo têm surgido novidades de grandes empresas como a Samsung, Apple e Google. Mas atenção! Há uma grande diferença entre a capacidade de ligar aparelhos domésticos em conjunto através de uma rede sem fio e um verdadeiro sistema de automação residencial personalizado. Escolher o melhor (ou o mais adequado) sistema de casa inteligente leva tempo e pesquisa.

A capacidade de gerir os sistemas eletrônicos de sua casa a partir de um sistema de controle principal pode fazer o seu lar um lugar melhor para viver e poupar energia. O truque é encontrar uma solução que irá atender a todas as demandas de sua família, agora e no futuro. A maioria dos sistemas de automação residencial personalizados podem ser adaptados por um profissional para fornecer todos os benefícios que possa desejar, mas há algumas características chave que farão o trabalho mais fácil e a sua interação com o sistema mais agradável.

 

1. Interoperabilidade

 

 

A beleza de um sistema de automação é a sua capacidade para ligar-se a diversos dispositivos eletrônicos, bem como para que possam funcionar como um sistema unificado. Obter estes dispositivos para trabalhar de forma coesa pode ser simples ou complexo, dependendo da “abertura” do sistema de automação. A um sistema mais aberto, mais fácil será interligar as luzes, termostatos, equipamentos de áudio/vídeo, dispositivos de segurança, cortinas motorizadas e outros aparelhos eletrônicos capazes de se comunicarem entre si.

Para suportar a interoperabilidade entre vários dispositivos eletrônicos, fabricantes de sistemas de automação residencial frequentemente estabelecem parcerias de conectividade com outros fabricantes. Por exemplo a Control4 tem parceria com mais de 60 outras empresas para garantir que a sua linha de produtos de automação poderá comunicar perfeitamente com uma ampla variedade de outros sistemas de iluminação arquitetônica, áudio multiroom, etc.

Outra maneira dos fabricantes de automação promoverem a interoperabilidade é através da adesão a padrões de tecnologia. Por exemplo muitos fabricantes têm incorporado tecnologia de controle sem fio Z-Wave nos seus produtos de automação para que esses produtos possam facilmente ligar-se a outros produtos Z-Wave.

Quanto mais parceiros de conectividade um fabricante tenha, e normas por ele aprovadas, mais escolhas irá ter como consumidor.

 

2. Acesso Remoto

 

 

“A automação é tudo sobre ser capaz de controlar as coisas em sua casa”, diz Jay McClellan, presidente da Leviton, “e a capacidade de alterar as configurações de forma rápida e facilmente adaptável aos desejos do utilizador.” Recursos de acesso remoto permitem monitorar o ambiente da sua casa e alterar as configurações das luzes, termostatos e outros equipamentos a partir do computador, tablet ou smartphone.

 

3. Expansão

 

 

A maneira como viverá em sua casa daqui a cinco anos será provavelmente diferente da maneira como vive hoje. A tecnologia continuará a evoluir até à introdução de uma geração completamente nova de produtos no mercado. O futuro trará a modularidade à automação. Poderá adquirir uma unidade central inicial e adicionar novos recursos à medida das suas possibilidades e necessidades. Por estas razões, é importante que um sistema de automação residencial possa ser facilmente expandido verticalmente para incorporar produtos adicionais.

Os fabricantes podem apoiar a expansão vertical e horizontal através da concepção de um protocolo comum, como IP (Internet Protocol) e pela crescente oferta de produtos sem fio que poderão comunicar-se através da rede existente.

 

4. Upgrade

 

 

Telas sensíveis ao toque e caixas pretas embutidas na parede podem parecer impressionante, mas é aquilo que não vê que detém o verdadeiro poder de um sistema de automação. O software é a força motriz de um sistema de automação. Antes de comprar qualquer sistema convém verificar se o fabricante (ou o instalador) será capaz de desbloquear e baixar atualizações de software automaticamente.

 

5. Variedade de Interfaces com o Utilizador

 

 

Há um número de diferentes maneiras que pode controlar os sistemas eletrônicos em sua casa: pressionando as teclas de um teclado remoto ou num controle de parede, tocando ícones coloridos em um touchpanel portátil ou deslizando o dedo sobre o seu iTouch. Dependendo da sua dinâmica familiar, orçamento e preferências, poderá gostar de utilizar uma variedade de controladores diferentes, por isso certifique-se que o fabricante de automação oferece uma grande variedade de interfaces de usuário.

 

6. Interfaces – Testadas pelo Tempo

 

 

Ninguém, excepto os primeiros usuários, gostam de ser a cobaia. Há que escolher um sistema de automação com um histórico comprovado. O mesmo vale para a pessoa que instala o sistema em sua casa. Deverá reunir algumas informações históricas sobre os fabricantes e instaladores.

 

7. Rede de Concessionárias

 

“Você pode ter um ótimo equipamento”, diz Jeff Singer, responsável pela produção dos sistemas de automação Crestron, “mas vai precisar de um instalador altamente treinado e certificado, de modo a programar todas as funções que façam valer o investimento.” Alguns fabricantes apostam em criar uma forte rede de concessionárias, através da oferta de educação e formação contínua e apoiando várias concessionárias numa determinada área geográfica. Para os consumidores ter mais de um fornecedor para escolher é importante.

Um dos tópicos mais falados na comunicação social é a do consumo de energia. Sistemas de automação podem ajudar a economizar energia, desligando aparelhos eletrônicos automaticamente, e alguns fazem isso melhor do que outros. Não se esqueça de verificar as características de economia de energia de um sistema antes de o comprar.

 

9. Proteção

 

 

E no caso de um apagão? O sistema irá reiniciar-se quando a energia for restaurada ou terá que ser tudo programado novamente? Se um sistema de automação tem a proteção de backup adequada, não terá que se preocupar com isso.

 

10. Automação Adequada a Si

 

 

A automação é apenas benéfica e prática se for adequada ao seu estilo de vida. E como o estilo de vida de cada um é diferente, os fabricantes têm que ter noção da importância de uma intuitiva personalização do sistema para as necessidades específicas de cada um. Sistemas que o forçam a modificar a maneira de viver não são verdadeiramente personalizados.

 

Quer saber mais sobre as importâncias em um sistema de Automação Residencial , acesse agora mesmo a página do nosso curso e faça sua reserva:

 

 

Fonte: Som Magazine

0 responses on "As 10 Coisas mais Importantes em um Sistema de Automação Residencial"

Leave a Message

Sobre a Sentry

A marca Sentry e os sites Sentry Brasil, Sentry Shop, Oceanic Imports, Oceanic Shop e Casa Perfeita são de propriedade da Oceanic Imports, Comércio Importação e Exportação Ltda.

Sentry Brasil - A melhor plataforma de cursos online para Automação Residencial

Torne-se um parceiro

Atendimento

Rua Marina 924, B. Campestre
Santo André, São Paulo
Cep: 09070-510
E-mail: [email protected]
55 (011) 4421-6166
Segunda à sexta-feira
Das: 8:30hs às 18:00hs

Validação do Certificado

top
Sentry Brasil. All rights reserved.
× Como posso te ajudar?
UA-63549469-1